INGESTÃO DE LÍQUIDOS PARA CRIANÇAS







      O Portal JardimSul.Net me procurou para saber se eu topava responder algumas perguntinhas sobre a ingestão de líquidos das crianças. (http://jardimsul.net/noticias/drinques+saudaveis+e+coloridos+-59)
      Como esse é um assunto super importante, vale a pena compartilhar com vocês a entrevista toda na íntegra.

      Aproveitem!!
      Beijos,
      Natália Colombo

 ---

 
JardimSul.Net - Beber liquido é muito importante, principalmente água, inclusive em dias quentes, mas muitas vezes o hábito de beber água não algo praticado por todos, e ainda mais quando se trata de crianças, como deve ser incentivado esse hábito para crianças? 

 A água no nosso organismo desempenha papéis de fundamental importância e a ingestão da mesma deve ser incentivada pelos pais, como prática saudável desde o início da vida. Para isso, assim como qualquer outro hábito alimentar na infância, é importante que os pais deem o exemplo, consumindo e estimulando o consumo de água. E é importante também ressaltar que quando pensamos em líquidos, pensamos em águas, sucos naturais, água de coco e alguns chás. Bebidas artificiais, sejam elas refrigerantes, sucos e bebidas artificiais também são líquidos, mas contém uma quantidade significativa de sódio, corantes e conservantes, que prejudicam e desidratam o organismo.

 


JardimSul.Net - Outras bebidas podem ser tão eficazes quanto a água? Se sim quais são elas?

Água é água. É fundamental para as funções vitais e não tem substituto. Porém a necessidade diária de líquidos pode ser atingida com outras bebidas como sucos de frutas naturais, água de coco (que é um excelente “hidratante”natural), e chás (dependendo do tipo, se eles tiverem alguma ação diurética eles não ajudam nesse sentido).


JardimSul.Net - Frutas são indicadas para dias mais quente? Elas podem ser utilizadas para que as crianças bebam mais líquido?

Sim. As frutas, além de possuírem diversos tipos de vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes também são riquíssimas em água. O consumo de frutas deve sempre ser incentivado, principalmente no início da vida, para estimular os hábitos mais saudáveis e também porque além de auxiliar na hidratação do organismo elas são um alimento excelente.


JardimSul.Net - Existem drinks não-alcoólicos, este tipo de bebida é recomendado para crianças?
 

Depende do tipo de drink. Existem drinks que possuem muitos ingredientes artificiais, como sucos instantâneos (em pó), ou refrigerantes; nesse caso não é nem um pouco interessante, já que pela quantidade de sódio presente nos mesmos essa bebida vai mais desidratar do que hidratar. Por outro lado, existem drinks bem interessantes, porque são misturados vários tipos de frutas e sucos naturais, e como esses drinks geralmente ficam bem coloridos e bonitos, são uma ótima opção para despertar o interesse nessas crianças.


JardimSul.Net - Qual seria a quantidade necessária de liquido a ser ingerida por uma criança?
 

A quantidade diária de líquido pra ser ingerido por uma criança varia muito com a idade, nível de atividade física e alimentação habitual, já que boa parte de líquido é proveniente dos alimentos.Segue uma média da quantidade:

Para crianças entre 1 a 3 anos de idade, a média é de 1,3 litros/dia. Para crianças entre 4 a 8 anos, a média é de 1,7 litros/dia. Para crianças entre 9 a 13 anos, a média é de 2 litros/dia.


JardimSul.Net - Você teria alguma indicação de bebida para crianças?

Sim, as bebidas abaixo são nutritivas, ricas em vitaminas e minerais. As opções com água com gás são interessantes porque o gás confere a impressão do refrigerante, então as crianças adoram.

 
Bebidas Diferentes (Drinks Saudáveis)

 

*** Bebida Colorida: 

1 garrafa (750ml) de suco de uva orgânico
½ xícara (chá) de suco de laranja
1 laranja pequena picada 
½ abacaxi picado
2 maçãs picadas
1 cacho (grande) de uvas vermelhas
2 pêssegos frescos maduros picados
Cravo-da-índia (2)
Gelo a gosto

 Coloque as frutas em uma jarra grande ou tigela. Adicione o suco de laranja, o suco de uva, os cravos e o gelo. Enfeite a jarra com cascas de laranja e de limão. Rendimento: 8 porções


 Suco Melancia Mix:

1 fatia média de melancia
200 ml de limonada
1 colher (chá) de gengibre ralado
Açúcar demerara a gosto
Gelo

Bata no liquidificador a melancia, a limonada o gengibre e o açúcar, até ficar homogêneo. Sirva com gelo em taças de coquetel. Rendimento: 1 porção

 
Suco de Morango Diferente


250 ml de suco de morango
100 ml de água com gás
1 colher de chá de raspas de casca de limão siciliano
Gelo

 Misture o suco de cranberry com a água com gás. Junte as raspas de limão e sirva em copo com bastante gelo. Rendimento: 1 porção

Refresco de Laranja e Limão


 ½ limão espremido 
1 laranja espremida 
Folhas de hortelã a vontade (mais ou menos 4 colheres de sopa das folhas) 
1 litro de água com gás 
Gelo em cubos a gosto

Misture todos os ingredientes em uma jarra, adicione os cubos de gelo e sirva. Rendimento: 5 porções

 
Espumante de Maçã

 
1 maçã verde
2 colheres de sopa de suco de limão
1 litro de água com gás
1 colher de chá de açúcar mascavo ou adoçante a gosto
1/2 xícara (chá) de folhas de hortelã

Coloque a maçã, o suco de limão e a água para ferver até amaciar a maçã. Deixe esfriar e coloque no liquidificador com o restante dos ingredientes. Bata tudo e sirva com pedras de gelo.