TUDO SOBRE O COCO






Olá!!! Estive novamente no programa Você Bonita, da TV Gazeta, no dia 21/06, falando sobre os "derivados" do coco.
A pauta completa da entrevista esta embaixo!
 
Beijos,
Natália Colombo


TUDO SOBRE O COCO
 
 

Os inúmeros benefícios do coco já foram comprovados por diversos estudos, e atualmente esta entre um dos alimentos mais pesquisados. Podendo ser encontrado em diversas formas: óleo de coco extra-virgem, óleo de coco refinado (ideal para cozimento), farinha de coco, água de coco, coco in natura, coco desidratado, pode ser incluído no cardápio do dia a dia com facilidade.  Mas como dessa fruta, tudo se aproveita, alguns países já saíram na frente lançando variações do coco e aproveitando ao máximo todos os seus benefícios. Confira:

LEITE DO COCO:

O leite de coco, não é aquele que nós conhecemos em garrafinhas de vidro. Este é a versão um pouco mais diluída, e é uma excelente opção para a substituição do leite de vaca ou soja. 
Ele é apresentado em embalagens de 1L tetra-pack ou embalagens de 200ml tetra-pack  - com sabores de baunilha ou chocolate. Essas variações já são enriquecidas com cálcio, e alguns outros nutrientes, dependendo da marca.
Ele tem um sabor levemente adocicado e leve sabor de coco. Possui um teor de 17% de gordura, sendo essa principalmente o ácido láurico, que possui notável ação anti-microbiana e anti-fúngica. Por ter um teor interessante da gordura (óleo) do coco, ele mantém algumas das funções encontradas no óleo, mas em menor intensidade. O que faz com que o consumo constante do leite, ofereça esses benefícios. Além disso, ajuda a manter o sistema imunológico e os níveis de gordura no sangue equilibrados.
A Ayurveda considera o leite do coco um medicamento poderoso para manter o corpo equilibrado.
Como substituto do leite de vaca ele é bem interessante, pois possui uma boa quantidade de vitaminas e minerais, e também de cálcio e potássio.

 

COCONNUT SUGAR – Açúcar do coco

É feito a partir da seiva dos botões das flores do coco. Seu maior produtos é a Filipinas, mas agora já esta sendo produzido por outros países.
Ele é sutilmente doce, quase como açúcar mascavo, mas com um ligeiro toque de caramelo.  O índice glicêmico desse alimento é 35 e é classificado como um alimento de baixo índice glicêmico, e mais saudável do que o açúcar tradicional ou branco. Pode ser usado como substituto do açúcar.
Ele possui uma quantidade interessante de minerais, em especial de magnésio, potássio, zinco e ferro. Além disso possui vitamina B1, B2, B3 e B6.
Possui 36 vezes mais ferro,  quatro vezes mais magnésio e 10 vezes mais zinco do que o açúcar mascavo. Além disso, também tem uma boa proporção do aminoácido glutamina.
Ele ganhou popularidade internacional por ser um alimento saudável e que pode ser consumido por diabéticos em substituição ao açúcar e aos adoçantes artificiais. Ele era apenas vendido em lojas asiáticas especializadas, mas agora grandes empresas estão vendendo o produto nos mercados alimentares naturais e on-line, fazendo com que o produto seja mais acessível.
Ainda não é encontrado no Brasil.

 

COCONNUT BUTTER – Manteiga de Coco-

A manteiga do coco é feita com a polpa do coco, que é desidratada (sem ser adoçada) e em seguida processado.
Ela fica com uma consistência cremosa, e quando embalada, na forma de manteiga fica endurecida devido ao seu alto teor de óleo de coco.
Portanto ela vai ter não só os benefícios do óleo do coco, mas também uma boa porção de fibras, vitaminas e minerais.
Pode ser consumida em substituição a manteiga, ou para se adicionar na comida, saladas ou sucos.

  

RECEITA:

LEITE DE COCO NATURAL:

1 xícara de coco seco ralado ou em pedaços
8 xícaras de água quente.
Bater no liquidificador 1 xícara de coco e 2 xícaras de água quente.
Por 30 segundos a 1 minuto. Em seguida, passe na peneira bem fina.
Depois repita o processo, com o coco peneirado, mais 2 vezes, com o restante da água.
 






 
“A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um
nutricionista”
OBS: A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.