ALIMENTOS TERMOGENICOS - ACELERAM O METABOLISMO:


O que é metabolismo?

 É o processo que transforma os nutrientes e outras substâncias químicas em energia para manter o corpo funcionando. O metabolismo retira dos alimentos as calorias necessárias para vivermos. Seu funcionamento é, em grande parte, determinado geneticamente.

Por conta disso, é extremamente importante que ele funcione bem para manter uma boa saúde e o tão sonhado peso ideal. Embora uma parte seja determinado geneticamente, a outra pode resultado do estado de saúde e hábitos adquiridos durante a vida.

 Alguns fatores que melhoram o funcionamento do metabolismo:

 Fracionar as refeições! Os grandes intervalos entre as refeições devem ser evitados porque o metabolismo torna-se mais lento para poupar energia, portanto o ideal é fazer de 5 a 6 refeições diárias, com lanches leves entre o café da manhã, o almoço e o jantar. Assim, o metabolismo mantém-se ativo durante o dia todo.

 A atividade física deve, preferencialmente, combinar exercícios aeróbicos com anaeróbios (como musculação). A prática regular de exercício físico produz uma ação metabólica contínua, que acelera o metabolismo. Os exercícios aeróbicos intensos, como bicicleta, esteira, natação e caminhada aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período de 12 a 15 horas após sua execução.

 Mantenha-se hidratado!!! Sabe-se que uma pessoa que não toma água, acaba tendo um metabolismo mais lento, uma pessoa desidratada tem uma diminuiçã de 5% no funcionamento do metabolism, (lembrando que o ideal seria nunca sentir sede……se vc sente sede, vc ja esta num grau leve de desidratação)

 Inclua alimentos termogênicos na sua alimentação. Eles ativam e regulam o funcionamento do metabolismo.

Alimentos Termogênicos: Quais são e como utilizar:

Pimenta vermelha: rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica.

--> Deve ser ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%.

--> Pode ser consumido de diversas formas, cru, pra tempera carnes, sopas, ou em rodelas na agua e chá.

 Chá de hibisco: aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo.

--> Pode ser consumido na forma de chás, ou adicionado a sucos e preparações.

 Canela: possui bastante calcio mineral e ativa o metabolism basal, que é importante para o emagrecimento.

--> Pode ser consumido na forma de chá ou polvilhado sobre as preparações.

 Guaraná em pó, café preto, chá mate, chá preto -  possuem cafeína, que ativa o metabolisno e tem ação lipolítica.

 Chá verde – possui catequinas e cafeína, que ativam o metabolism.

 Chá Branco – possui flavonoides e cafeína (em menor quantidade) – atividade termogênica O chá verde tem maior ação termogênica (por volta de 4% a mais).

 --> Pode ser consumido na forma de chás ou adicionados a preparações.

 Esses alimentos podem e devem ser incluídos durante o dia, e em quase todas as refeições, de preferencia a cada 3 horas.

Atenção: os que possuem cafeína, como o chá verde, chá preto, guaraná e café, o ideal é que sejam consumidos até as 15 horas, poise les são estimulantes e podem atrapalhar o sono. Além disso, hipertensos devem ficar atentos e evitar esses alimentos, já que eles podem aumentar a pressão arterial.

A canela e um alimento que pode ser utilizado a noite, nas frutas, ou com cha, pois além de ativar o metabolismo, também regula os níveis de açúcar no sangue.

O gengibre pode ser utilizado no suco, ou pode ser colocado na agua e tomado durante o dia.

O cha de hibiscus pode ser batido com suco ou tomado durante todo o dia.

A alimentação é a base de tudo. Sabendo se alimentar é possível ter uma vida saudável, prevenir doenças, manter o peso, ter uma pele e um corpo bonito e saudável!!!


 
“A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um
nutricionista”
OBS: A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.