OLEO DE ABACATE:




O Brasil esta entre um dos maiores produtores de abacate do mundo. O óleo de abacate se assemelha muito com o de oliva, pelo fato de ambos serem extraídos da polpa dos frutos e pelas suas características físico-químicas, principalmente pela composiçãoo de seus ácidos graxos predominando o acido oleico. Uma diferença é que o ponto de fumaça do óleo de abacate é superior ao de oliva, podendo atingir até 255grausC.

Composição: possui gorduras monoinsaturadas (principalmente, ômega 9) e gordura poliinsaturada (em especial, ômega 6). É uma boa fonte de vitamina E, carotenóides, flavonoides, beta-sitosterol, ácido oleico, magnésio, potássio, fibras, glutationa.

Alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas reduzem colesterol total, triglicerídeos e LDL-colesterol (o mau-colesterol).

O Beta-sitosterol presente no abacate e que também esta presente no óleo, também tem uma ação importante na regulação dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Devido a sua quantidade de gorduras boas, além de regular os níveis de colesterol ele melhora o funcionamento do intestino, auxilia no controle do peso e diminuição de circunferência abdominal, melhora muito a saúde da pele e dos cabelos.

A quantidade de potássio também é interessante, superior a da banana, e pode portanto ser uma boa opção pra praticantes de atividade física.

Pode ajudar no emagrecimento pois por ser rico em gorduras boas promove saciedade, e por ser ricos em nutrientesdiminui a inflamação do organismo facilitando o emagrecimento.
 
Receitinha para começar a usar o óleo de abacate:

Vinagrete com Óleo de Abacate:

3/4 xícara de óleo de abacate
1/4 xícara de vinagre de vinho branco
1 dente de alho esmagado
1 colher de chá de orégano
1 colher de chá de manjericão
1 colher de chá de alecrim
1 colher de chá de mostarda seca
1 colher de chá de molho inglês
1/2 colher de café de sal
1 colher de chá de pimenta do reino moída

Misture o óleo de abacate, vinagre, alho, ervas e molho em um frasco com tampa. Tempere com sal e pimenta e agite várias vezes para misturar bem. Leve à geladeira vinagrete pelo menos 2 horas

 
“A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um
nutricionista”
OBS: A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.