Antibióticos Naturais:



Por definição, antibióticos são substâncias químicas produzidas por alguns microorganismos vivos que são capazes de matar ou inibir outros micro-organismos.

 Todo mundo já utilizou antibiótico em algum momento da vida, mas o que grande parte das pessoas não sabe é que existem alguns alimentos que têm a ação de antibióticos naturais.

 Uma alimentação adequada pode contribuir para o bom funcionamento do sistema imunológico e também pode auxiliar no combate a alguns microorganismos patogênicos, que podem causar vários tipos de doenças.

 Dentre os alimentos que mais se destacam e que precisam estar na alimentação diária para proteger a nossa saúde são:

·        Alho: contém alicina, substância que é responsável por seu aroma. Essa substância demonstrou proteção contra alguns vírus e bactérias, além de também atuar contra a H. Pylori causadora da gastrite. Para esse benefício o alho precisa ser ingerido cru, porque quando aquecido perde suas propriedades.

·        Geléia real: possui uma ação revigorante super importante, estimula o sistema imunológico, favorece a renovação cellular e melhora a disposição – deixando o organismo mais resistente a doenças.

·        Limão: embora a laranja seja a mais conhecida pelo seu teor de vitamina C, o limão, assim como o kiwi e a acerola também são fontes importantes que precisam constar na dieta diariamente. A vitamina C fortalece os nossos mecanismos de defesa contra patógenos, auxiliando na prevenção de doenças. O limão, além do seu teor de vitamina C ainda auxilia a alcalinizar o pH sanguíneo, o que faz com que o organism funcione melhor.

·      Iogurte desnatado: A nossa microbiota bacteriana tem uma importância fundamental no bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Vários são os fatores que alteram essa microbiota deixando o nosso organism mais susceptível a doenças – e esses fatores vão desde poluição, uso de medicamentos até hábitos alimentares inadequados. O iogurte é uma maneira de fornecer “bactérias boas” ou probióticos para o intestino e regular a nossa flora bacteriana e consequentemente melhorar a imunidade.

·       Gengibre: embora ainda seja pouco utilizado, ele possui muitos benefícios – termogênico, antioxidante e além disso potencializa os nossos sistemas de defesa – impedindo que as bactérias ruins se desenvolvam e prevenindo doenças.

·        Própolis: atua como um excelente antibiotico natural. Em momentos de doença, potencializa o sistema imune e combate os patógenos.

            Uma alimentação saudável tem um impacto muito grande e positivo na nossa saúde – desde a manutenção de um peso adequado até a prevenção de vários tipos de doenças. Apenas com a mudança de hábitos e a inclusão de determinados alimentos na dieta, é possível sentir a diferença e se prevenir. A alimentação é a base de tudo e a cada dia que passa temos mais certeza de que com pequenas mudanças podemos conquistar grandes resultados.

 

 


   

“A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um
nutricionista”
OBS: A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista.