ALIMENTOS FOTOPROTETORES E A SAÚDE DA PELE:



Estive na TV Gazeta, na quinta-feira dia 26/01 pra falar sobre alimentos Fotoprotetores no programa "Você Bonita".
O assunto é bem interessante, e também desconhecido pela maioria das pessoas, que acabam nem imaginando que a alimentação exerce um papel tão importante em TANTOS aspectos. O programa foi um sucesso! Fiquei muito feliz de ter participado, e por poder ter contribuído com um tema tão importante e que esta tão presente na vida de todos, como a alimentação!

Segue a pauta completa:

A exposição excessiva a radiação ultravioleta do sol, promove graves alterações cutâneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças da pele, como o câncer. 
Além do uso de fotoprotetores externos (protetores solares), o uso dos fotoprotetores internos (nutrientes) é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente.
Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são uma excelente opção para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.

 A radiação ultravioleta emitida pelo sol se baseia praticamente em três tipos:
- Radiação UVC: é filtrada e bloqueada pela camada de ozônio, dificilmente chegando até a superfície da Terra.
- Radiação UVB: possui energia muito alta e é a grande responsável pelas queimaduras solares, inflamação da pele, vermelhidão e descamação posterior. Causa grande destruição celular quando atinge a pele, causando grave destruição das células. Está envolvida com o envelhecimento precoce da pele e câncer;
- Radiação UVA: é a mais perigosa. É a que penetra mais profundamente na pele, gerando uma enorme quantidade de radicais livres e provocando profundos danos às células. É uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer da pele.
 Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.

 ALIMENTOS COM AÇÃO FOTOPROTETORA:

  -- Amêndoas

Ricas em vitamina E, um bloqueador potente da luz solar! Ele é um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e
outros fatores ambientais que geram radicais livres, que quando presentes em quantidades aumentadas causam o envelhecimento da pele.

-- Cenouras e goiabas

Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

-- Cacau

Possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.

--Semente de linhaça:

Possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.

-- 
Chá verde

Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas! Além disso, ainda da uma forcinha pra saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar!

 -- Espinafre

Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

--T
omate

Quando aquecido, libera o Licopeno que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

--Castanha do Pará

Rica em selênio!!! Esse nutriente ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele.

 A exposição constante e excessiva a luz solar é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e uma ingestão hídrica adequada, aliada a boas horas de sono e prática de atividade física podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele. 
Sabendo disso, as pesquisas direcionadas ao estudo dos nutrientes que interferem na fotoproteção, com consequente amenização dos efeitos desse envelhecimento, têm aumentado no mundo todo. 
A aplicação e utilização correta dos nutrientes seja em forma de alimentação equilibrada ou de suplementação pode trazer diversos benefícios a saúde, inclusive na área estética.  
Levando-se em consideração que vivemos em um país tropical, onde o sol brilha na maior parte do tempo, é muito importante modular a alimentação para brecar os danos nocivos causados por ele.


Natália Colombo