SEMENTE DE CHIA - O SUPER ALIMENTO




A semente de chia é considerada um super alimento em diversos países, devido a sua composição extremamente nutritiva. Essa semente comestível é proveniente da Salvia hispanica – planta que cresce no Sul do México.
Era considerada a comida dos astecas e utilizada por eles como complemento alimentar em corridas de longa distância.

 
Confira o que tem de tão bom nessa semente:

Possui grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis!

Excelente fonte de ácidos graxos – ômega 3! Elas são uma ótima fonte vegetal de ômega-3, e contêm mais de 60% de ácidos graxos essenciais. Contém mais ômega-3 do que a semente de linhaça.
 
Rica em vitaminas e minerais como niacina,cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, ferro, molibdênio, zinco e boro e em antioxidantes.

Possui uma concentração protéica de mais de 20% de proteína, ou seja, de 2 a 3 vezes mais do que as outras sementes e grãos. Para vegetarianos, é uma ótima opção!

Quando mergulhada em água, as sementes de chia podem aumentar em até 10 vezes o seu tamanho. A melhor maneira de consumí-la é deixar a quantidade que será consumida mergulhada em água por no mínimo 10 minutos.
 
O que essa sementinha pode fazer por você:


    • -- Regula os níveis de açúcar no sangue – Devido a sua alta concentração de fibra solúvel que em contato com a água,  forma um gel que é capaz de retardar a conversão do carboidratos em açúcar, ajuda a equilibrar os níves de açúcar no sangue e evitar os picos de insulina.

    • -- Melhora o humor e a concentração! É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, que são fundamentais para a concentração e outras funções cerebrais.

-- Super Alimento! É rica em proteínas, ácidos graxos essenciais, antioxidantes, fibras e carboidratos complexos!
 
-- Ajuda no emagrecimento! Por serem ricas em fibras solúveis, elas incham na água e promovem saciedade, fazendo você comer menos!

-- Regula os níveis de colesterol! A fibra solúvel regula os níveis de colesterol e a sua composição de ácidos graxos aumenta o colesterol bom.

-- Melhora a saúde do intestino! Ela possui os 2 tipos de fibras: solúvel (que forma o gel exterior), e fibra insolúvel (que reveste a semente). Os 2 tipos são importantes, a fibra insolúvel ajuda no funcionamento do intestino e a fibra solúvel pode atuar como um prebiótico, equilibrando a flora intestinal.
 
-- Ajuda a manter os ossos fortes! Ela é riquíssima em cálcio, e também contém boro, que ajuda a garantir que esse cálcio seja bem absorvido e utilizado da maneira adequada pelo corpo.
 
Dicas de Como consumir:


** Super Mistura:
 
100gr de semente de chia
100gr de quínua em grãos
50gr de farinha de amêndoas
50gr de maçã desidratada picada
50gr de uvas passas

Misture tudo e guarde em um potinho bem fechado.
Polvilhe 1 colher de sopa em cima de frutas, iogurte, sucos.

*** Batido com frutas e sucos:
 
1 colher de chá cheia de semente de chia
200ml de água

Coloque a chia na água, e deixe por 15 minutos, ou de um dia para outro. Ela vai inchar e soltar um tipo de gel.
Bata com o suco ou frut de sua preferência.